Uma informação estarrecedora, a qual, a princípio,  nem queríamos acreditar, acaba de me ser confirmada por um dos italianos  mais antigos residentes em Porto Seguro, segundo a qual a máfia italiana, acuada pelas autoridades italianas e hoje dispersa em várias partes do mundo, pretende eleger um dos seus representantes como prefeito de Porto Seguro em 2020.

Segundo a informação, ao que tudo indica fidedigna – até porque conheço o informante há nada menos do que 35 anos – o objetivo principal da organização criminosa, além de estender seus tentáculos no Brasil, é usar a prefeitura como porta de entrada para facilitar a lavagem de dinheiro do grupo, através de contratos de parcerias públicas privadas - PPPs - e investimentos de fachadas, sobretudo junto à rede hoteleira e outros grandes empreendimentos imobiliários, sendo que, elegendo um prefeito da confiança da organização, teria grandes facilidades para obter autorizações junto aos órgãos governamentais e realizar a pretendida lavagem de dinheiro.

Inclusive, ainda segundo a informação, a organização criminosa já teria disponibilizado nada menos do que 10 milhões de reais para a possível eleição do seu candidato e que seria, em tese, um italiano, naturalizado brasileiro e  residente na cidade há vários anos.  

Uma rápida olhada no panorama criminal atual no qual operam as principais  máfias italianas, revela que a  Cosa Nostra,  a ‘Ndrangheta, da Camorra à Máfia Capital e, também aquelas de matrizes estrangeiras, hoje sobrevivem do  tráfico ilícito de armas e de drogas, extorsão a empresários e a comerciantes, lavagem de dinheiro e reinvestimentos, contratos públicos pequenos e grandes, alianças e estratégias. Este é o “sistema mafioso” onde a máfia é patrona.

A organização, apesar de ter sido duramente atingida por várias investigações e detenções, a partir de 2014, atualmente procurando se reestruturar, vem demonstrando sua “renovada vitalidade”,  começando do “coração da máfia siciliana”, ou seja, a partir da cidade de Palermo. Infiltrada nos setores econômicos e enraizada na política, hoje a máfia na Itália está em busca de novas estratégias e novas alianças, onde os acordos com as outras máfias estrangeiras se tornaram necessários e bem lucrativos. Porém, nunca deixando de agir de acordo com o antigo método mafioso, o qual lhe permite controlar inteiras áreas territoriais, onde há séculos está estabelecida.

Estamos de olho!

Veja AQUI como atuam as máfias no mundo e suas principais ramificações. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

TPL_tt_MAIN_PAGE TPL_tt_CONTACTS TPL_tt_SEARCH