O lançamento oficial do 5º Porto Seguro Rosa intitulado “Apoie e Compartilhe” deu início a uma série de ações que serão realizadas ao longo do mês de outubro no município com objetivo de mobilizar as mulheres quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A cerimônia realizada dia 3/10, no Centro de Cultura, lotou o auditório da instituição reunindo diversos segmentos da sociedade. Para composição da mesa diretiva participaram a prefeita Cláudia Oliveira, secretária de saúde, Edna Alva, mastologista Dr Hugo Cedro, vereador Bibi Ferraz, superintendente da atenção básica, Josiane Garcia e a diretora do programa de sistema de câncer de colo de útero e mama, Vanessa Trevisol.

Em seu pronunciamento, a prefeita Cláudia Oliveira destacou a relevância do Porto Seguro Rosa destacando o aumento significativo no número de mamografias realizadas no município. "Quando assumi a administração municipal procuramos desenvolver, juntamente com a secretária Edna o Porto Seguro Rosa, tendo o objetivo de ampliar o acesso das mulheres aos exames de mamografias. Os resultados de toda esta maravilhosa mobilização envolvendo a sociedade são as mais de 17 mil mamografias realizadas de 2013 até agosto de 2017. Vamos mais uma vez fazer o mês de outubro marcado pelo engajamento de todos, para que as mulheres tenham saúde e vida prolongada", diz.

Histórias de superação e fé

Devidamente posicionadas em um espaço reservado para elas, o evento contou com as presenças das pacientes que recebem tratamento do câncer de mama ofertado pelo município. Um dos momentos de grande emoção durante o evento foram os depoimentos de Avani da Hora Santos e Carmem Lúcia Campos Amorim. Convidadas ao palco relataram as experiências desde o diagnóstico da doença ao processo de tratamento. Com perseverança e determinação, mostraram a importância do entusiasmo permanente pela vida, mantendo a fé inabalável. Todas as pacientes foram presenteadas com caixas de bombons, pela prefeita Cláudia Oliveira e secretária Edna Alves. Como um gesto de carinho e valorização às mulheres, foram promovidas doações de lenços e tarde da beleza, com a realização de maquiagem por profissionais da empresa O Boticário.

Palestras informativas

A vasta programação foi composta pelo ciclo de palestras iniciada pela secretária de saúde, Edna Alves, apresentando os indicadores do Porto Seguro Rosa, entre eles, os dados computados em 2016, quando Porto Seguro realizou 2.375 mamografias para mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos. "Inicio minha fala com muita gratidão a Deus, a prefeita Cláudia Oliveira, as equipes de saúde da família, por nos permitir promover o Porto Seguro Rosa, projeto de extrema singularidade, que ampliou a cobertura da mamografia em todo município. Nosso objetivo com a campanha é socializar a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Nós queremos mostrar que somos capazes de detectar precocemente e tratar o câncer intensificando as ações de rastreamento, pois quanto mais cedo diagnosticado, a chance de cura é 90%,” pontua.

Na sequência, o mastologista Dr Hugo Cedro discorreu sobre desmistificação da doença, quebrando mitos e tabus, explicando as principais ações que possibilitam a detecção precoce, a começar pela importância do auto-exame e a mamografia. Encerrando as atividades, o advogado Ítalo Marques abordou sobre o direito das mulheres com diagnóstico de câncer, que podem ter a reconstrução das mamas pelo SUS.

Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro

TPL_tt_MAIN_PAGE TPL_tt_CONTACTS TPL_tt_SEARCH