Nos dias 26 e 27/10, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em ação integrada com o Departamento de HIV e Hepatites Virais, realizou capacitação em manejo clínico das infecções sexualmente transmissíveis direcionado para médicos e enfermeiros da atenção básica do município e profissionais de Cabrália, Belmonte e Teixeira de Freitas. O treinamento, realizado no auditório do Complexo de Regulação, teve a finalidade de manter a equipe atualizada e apta a prestar assistência de qualidade na prevenção das ISTs, bem como no tratamento eficiente aos portadores dos agravos.

A coordenadora de DST/AIDS, Beatriz Duarte, palestrante do curso, afirma que "A perspectiva é ampliar o conhecimento dos médicos e enfermeiros a realizarem diagnóstico de qualidade através dos sinais e sintomas das dsts oferecendo tratamento imediato, possibilitando a melhora do quadro do paciente, além de quebrar a cadeia de transmissão das doenças".

Porto Seguro é uma das referências na assistência aos portadores de HIV/AIDS no extremo sul da Bahia. O SAE Ed Aquino - Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS e Hepatites Virais- atende cerca de 780 pacientes de HIV e 150 de hepatites crônicas residentes do município e de outras cidades.

"Porto Seguro tem implementado um modelo de gestão integrada que nos permite ofertar ações e serviços de prevenção e diagnóstico precoce as dsts através dos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C nas unidades de saúde e com o carro do CTA itinerante percorrendo bairros e distritos, além da distribuição de preservativos", enfatiza a secretária de saúde, Edna Alves.

Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro

TPL_tt_MAIN_PAGE TPL_tt_CONTACTS TPL_tt_SEARCH