O segundo dia de programação do Encontro Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas) foi de muitas reflexões e debates no Centro de Convenções da Costa do Descobrimento.

Iniciando os trabalhos com apresentação cultural e explanação sobre a elaboração do site Consulta Cidadão – Senarc, em que se permite verificar se a pessoa está registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecer alguns dados sobre o usuário e gerar um comprovante de cadastramento para impressão.

Plano Decenal

A agenda ainda contemplou dois painéis. O primeiro voltado aos múltiplos olhares das gestões municipais de cada região do Brasil sobre entraves e desafio à consolidação do Suas e efetivação do Plano Decenal, documento que corresponde à síntese dos grupos de trabalho realizados nos encontros regional. O segundo tratou do atual regime fiscal e suas implicações no cofinanciamento do Suas e no cumprimento das metas estabelecidas no Plano Decenal. Em ambos houve debate possibilitando a interação dos participantes.

Num novo momento, foi realizada Assembleia do Congemas e mais duas mesas redondas: Suas e as Diversidades Regionais, mostrando características, identidades e dificuldades enfrentadas em cada região. A segunda foi sobre abordagens intersetoriais e territoriais no enfrentamento das desigualdades.

 

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

TPL_tt_MAIN_PAGE TPL_tt_CONTACTS TPL_tt_SEARCH